Home Office: 9 dicas para trabalhar melhor

home office

Trabalhar em home office é uma maravilha: você não pega trânsito, pode acordar mais tarde e nem precisa tirar o pijama. Parece o emprego dos sonhos. Correto? Nem tanto. A parte do trânsito, ok, faz sentido, já as outras podem se tornar uma grande cilada. Quem afirma é Josy Santos, gerente de recrutamento e seleção da AES Brasil. Há dois anos, a empresa se mudou da capital paulista para Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, e, desde então, instituiu uma prática para que os funcionários pudessem fazer home office pelo menos uma vez por semana.

Para que a novidade desse certo, obviamente o RH tomou alguns cuidados. Confira as dicas de Josy para fazer isso dar certo também na sua casa.

1 – Se você utiliza um notebook no trabalho e pode levá-lo para casa, já tem um bom caminho andado para ser produtivo no home office. Não ter de salvar o arquivo no pendrive ou lembrar de enviá-lo para a nuvem na véspera do seu dia de trabalhar de casa já facilita tudo – mesmo porque nem sempre você sabe quando vai precisar se afastar do escritório.

2 – Uma boa conexão à internet também é essencial para garantir a sua produtividade em casa. Cheque esse detalhe antes de fazer home office e, se for o caso, faça um upgrade da conexão antes de utilizar o benefício. O mesmo vale para a linha de telefone. Se tiver celular da empresa, maravilha. Se utilizar telefone virtual via notebook, melhor ainda. Agora, se for usar seu celular particular, preste atenção para não exagerar nas ligações e acabar no prejuízo.

3 – Se você pretende fazer home office com frequência não pode correr o risco de esquecer no escritório alguma coisa que vai fazer falta para o trabalho em casa. Uma dica é agir como se você não tivesse uma mesa fixa no escritório. “Aqui na empresa é assim: você chega e trabalha em qualquer estação que estiver livre”, diz Josy. Assim, claro, ninguém esquece aquele caderno com todas as anotações em cima da mesa entulhada de papel.

4 – Se você tem um horário fixo de trabalho, deve cumpri-lo rigorosamente também quando está trabalhando de casa. A vantagem é, sim, poder levantar da cama um pouco mais tarde por não ser obrigado a encarar o trânsito, mas ela para por aí.

5 – Outra dica é trocar de roupa, como se de fato você fosse sair para trabalhar. Claro que você não precisa vestir a melhor calça e nem usar salto alto, mas deve, sim, tirar o pijama para não deixar o dia de home office com cara de domingo chuvoso.

6 – O local de trabalho também deve ser muito bem escolhido. É um importante também procurar um ambiente silencioso, iluminado e ergonômico para trabalhar. “Não recomendo de forma alguma utilizar a cama para isso”, diz Josy.

7 – Evite a TV se no escritório você trabalha sem ela. Para as redes sociais e internet em geral, a regra é a mesma. Sem abuso.

8 – Um cuidado especial para quem não mora sozinho e tem família em casa durante o expediente é avisar a todos que você está lá, mas mas é um dia normal de trabalho. Se for necessário, passe o dia com a porta fechada para se concentrar melhor.

9 – Por fim, não custa lembrar, mesmo que você esteja em home office, assuntos sigilosos da empresa continuam sendo sigilosos e devem ser tratados com muito cuidado sempre.

Fonte: Vagas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s