Estresse diminuiu e satisfação aumentou em TI

Estresse diminuiu e satisfação aumentou em TI

O índice de profissionais seniores de TI que consideram seu trabalho atual o mais estressante da carreira baixou de 32% para 13% em 2015, de acordo com estudo anual conduzido pela companhia norte-americana de TI TEKsystems, que ouviu mais de mil pessoas de indústrias do país.

No mesmo período, a taxa dessa reclamação em funcionários de cargos baixos ou intermediários baixou de 30% para 11%. Em 2014, 81% dos consultados nesse grupo disseram que uma experiência estressante já os havia motivado a buscar outro emprego, enquanto que em 2015 a proporção baixou para 51%. Nos cargos seniores, essa percepção também baixou, de 65% para 59%. Essas rmelhorias podem indicar uma diminuição do turnover nas empresas.

Tanto os cargos iniciantes quanto os intermediários concordaram que o aspecto mais estressante de ser um profissional de TI é a necessidade de estar sempre atualizado com a tecnologia (30% dos seniores e 41% dos outros). As outras reclamações mais comuns foram dar conta das demandas na organização (28% dos seniores e 27% dos outros), equilibrar a vida pessoal e profissional (28% e 23%, respectivamente) e coordenar colegas ou interagir com supervisores (14% e 9%, na mesma ordem). No ano anterior, também houve consenso dos grupos, mas a queixa maior recaiu sobre as demandas na organização (32% e 30%). A idealizadora do estudo interpreta que os departamentos de TI estão conseguindo dividir melhor as demandas entre a equipe, o que contribuiu também para baixar fatores de atrito entre colegas.

A proporção dos profissionais que identifica “orgulho da carreira” e do atual cargo também aumentou, de 64% para 81% no caso dos seniores e de 58% para 70% no segundo estrato. Quase metade dos consultados considera que seu emprego atual é o mais satisfatório da carreira: 45% dos seniores e 47% dos iniciantes e intermediários, enquanto que em 2014 os índices eram de 42% e 39%, respectivamente. A pesquisa avalia que o aumento da satisfação deve garantir maior produtividade e comprometimento com os valores da empresa.

O estudo também aponta uma diminuição na expectativa de que os funcionários de todos os cargos estejam disponíveis em tempo integral ou nas férias, o que colaborou para o aumento no nível de satisfação geral.

Fonte: IT Fórum

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