Windows 10: data de lançamento, como consegui-lo e tudo que você precisa saber

Windows 10

Desde que foi anunciado pela Microsoft em setembro de 2014, o Windows 10 vem sendo alvo de muitas dúvidas por parte dos aficionados por informática e, sobretudo, entusiastas do sistema operacional.

“Quando o Windows 10 será lançado?”, “É verdade que o Windows 10 será gratuito?”, “Como poderei adquirir minha cópia do Windows 10?” e “O que acontecerá com a cópia Technical Preview do Windows 10?” são apenas algumas das inúmeras questões sobre o novo sistema operacional de Redmond, que nós esclareceremos agora.

Quando o Windows 10 será lançado?

Oficialmente, a Microsoft não anunciou nenhuma data específica de lançamento do Windows 10, mas deixou no ar que o sistema chegará em algum momento do segundo semestre de 2015.

Apesar de manter sigilo sobre a data da chegada do sistema, a empresa foi surpreendida pela CEO da AMD, Lisa Su, que deu com a língua nos dentes e acabou afirmando que o Windows 10 estará disponível já no mês de julho de 2015. Para complicar ainda mais as coisas, um programador da própria Microsoft confirmou no final de abril a data anunciada por Lisa.

Para amenizar um pouco, Joe Belfiore anunciou durante a Build 2015 que o Windows 10 será lançado em estágios “que começarão no verão e terão fim no outono” norte-americano. Os PCs serão os primeiros a receberem o novo sistema, o que acontecerá em algum momento entre junho e outubro. Por fim, Windows Mobile, Xbox One, Arduino e HoloLens devem completar a onda entre outubro e dezembro.

Cabe lembrar que o Windows 10 não chegará com todos os recursos prometidos pela Microsoft. Conforme anúncio feito pela própria empresa, esta será a última versão do Windows e, a partir de agora, ele será incrementado com atualizações mais frequentes. Logo, temos que pensar que não existirá uma “versão definitiva” ou “final” desta vez.

Poderei atualizar para o Windows 10 gratuitamente?

Muito embora tenha vindo com a proposta de revolucionar a forma como utilizamos os computadores, a verdade é que o Windows 8 foi um verdadeiro fiasco. Tanto é que até hoje, cinco anos após seu lançamento, o Windows 7 continua líder absoluto, dominando cerca de 56% de todo o mercado.

Mirando essa enorme fatia de usuários que ainda rodam o Windows 7, a Microsoft resolveu apelar e oferecer o Windows 10 gratuitamente por um ano. Isso significa que por um ano a partir da data do seu lançamento, o Windows 10 poderá ser adquirido por todos aqueles que possuem uma licença não-corporativa do Windows 7 SP1 e Windows 8.1 gratuitamente. Tudo funcionará a partir do Windows Update e, caso se encaixe nos pré-requisitos, você poderá fazer o download do Windows 10 completo assim que ele for disponibilizado.

Quando o Windows 10 Technical Preview irá expirar?

Querendo ou não, uma hora as builds da versão Technical Preview do Windows 10 irão expirar. Recentemente, um engenheiro da Microsoft divulgou uma tabela que mostra quando as builds até a 10049 expirarão e lembrou que duas semanas antes de atingir a data limite o sistema começará a exibir alertas pedindo para ser atualizado para uma nova build.

Caso o usuário não faça o update, o Windows 10 passará a reiniciar a cada três horas. Caso passem mais duas semanas e a atualização não for feita, o sistema deixará de funcionar por completo. Portanto, para não ficar na mão, é bom ficar de olho na tabela:

Build  Alertas começam em  Sistema começa a reiniciar em  Sistema deixa de funcionar em 
9841  02/04/2015 15/04/2015 30/04/2015
9860  02/04/2015 15/04/2015 30/04/2015
9879  02/04/2015 15/04/2015 30/04/2015
9926  17/09/2015 01/10/2015 15/10/2015
10041  17/09/2015 01/10/2015 15/10/2015
10049  17/09/2015 01/10/2015 15/10/2015

Caso a sua build já tenha parado de funcionar, você terá que baixar uma nova ISO num computador à parte, criar um disco de instalação e executá-la no seu computador.

Poderei atualizar a Technical Preview direto para o Windows 10?

Essa é uma questão bastante recorrente e que vem sendo feita consecutivamente aos funcionários de Redmond. No Twitter, o gerente geral de engenharia da Microsoft, Gabriel Aul, disse que a companhia tem, sim, a intenção de permitir que os testadores migrem da versão Technical Preview diretamente para o Windows 10 sem complicações.

Apesar da declaração, ainda existe uma pequena chance de que os testadores tenham que fazer uma instalação limpa do Windows 10. Além disso, é quase certo que eles também terão que validar uma chave de licença do Windows 7 ou Windows 8.1 para terem acesso ao novo sistema gratuitamente.

Outro ponto interessante é que o próprio Aul confirmou que quem atuou como um Insider (ou testador) do Windows 10 continuará recebendo patches de atualização antes do grande público. Com isso, a Microsoft espera testar e comprovar que as atualizações estão “OK” antes de liberá-las para uma grande quantidade pessoas.

Poderei fazer o downgrade para o meu Windows antigo?

Sabendo que a Microsoft está fazendo de tudo para que os usuários atualizem o Windows para o Windows 10, é um tanto difícil acreditar que ela facilitará o caminho inverso caso o novo sistema não agrade. Portanto, aqui fica uma dica: enquanto o sistema não é lançado, experimente uma build Technical Preview para ver se ela lhe agrada e atende às suas necessidades antes de se comprometer por completo com um sistema que você nem conhece.

Se você não fizer isso, nós apostamos que será muito mais fácil fazer uma reinstalação completa do Windows 7 ou 8 do que tentar reverter a migração. Portanto, pense direito nesse movimento e teste o Windows 10 o máximo que puder.

Haverá novas versões do Windows depois do Windows 10?

Como anunciado há alguns dias, esta será a última versão do Windows lançada pela Microsoft. A partir de agora, o sistema será incrementado por atualizações, que adicionarão novas funcionalidades para todas as frentes do software.

A ideia é que o sistema funcione mais como o Google Chrome e o OS X, por exemplo, que recebem atualizações automaticamente, de forma transparente e sem incomodar o usuário. Ainda não se sabe ao certo como essas atualizações serão documentadas, mas apostamos que os grandes upgrades receberão nomes para facilitar a identificação pelos usuários.

Inclusive, boatos deram conta da existência de uma grande atualização marcada para sair já em 2016, a Redstone. A força do rumor foi tão grande que Jeff Fong, designer da Microsoft, confirmou a fofoca e liberou uma captura de tela dela.

Imagem da primeira grande atualização do Windows 10, a Redstone, acabou vazando pelas mãos do designer Jeff Fong e logo repercutiu na internet. Update chegará ao novo sistema já em 2016

Imagem da primeira grande atualização do Windows 10, a Redstone, acabou vazando pelas mãos do designer Jeff Fong e logo repercutiu na internet. Update chegará ao novo sistema já em 2016 (Imagem: Reprodução / The Verge)

É de se esperar que o pessoal “das antigas” estranhe a forma como a Microsoft está conduzindo o lançamento do Windows 10. Todavia, a verdade é que a companhia está tentando simplificar ao máximo as coisas, tornando-as  as mais objetivas possível.

Fonte: Canaltech
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s