Veja as 6 novidades mais interessantes do Spartan, o novo navegador da Microsoft

Microsoft Spartan

A Microsoft está trabalhando em um novo projeto de navegador para substituir o conhecido e quase sempre rejeitado Internet Explorer. O Project Spartan faz parte do novo sistema operacional da empresa, o Windows 10, que deverá ser lançado em breve, provavelmente no terceiro trimestre deste ano, em todo mundo. Com a promessa de ser mais rápido, fluido e com uma interface renovada, o Spartan é uma das principais apostas da Microsoft para reconquistar o mercado perdido para concorrentes como Chrome e Firefox.

Segundo Joe Belfiore, vice-presidente corporativo de Redmond, o Spartan foi “desenvolvido com o conceito de que o centro de tudo é a página que está sendo visitada na internet e, por isso, nosso objetivo é evitar interferir visualmente na experiência de navegação. A ideia é apoiá-la”.

Na última semana de março, a Microsoft liberou uma versão beta do seu novo navegador para que os usuários cadastrados no programa Insiders pudessem testá-lo. Para isso, basta que eles atualizem a versão do Windows 10 Technical Preview para a build 10.049. Com a possibilidade de uso pelos consumidores, o novo navegador demonstrou algumas características interessantes.

Abaixo você confere algumas das novidades que o Project Spartan oferecerá:

1. Assistente virtual personalizado

Spartan

A Cortana é um dos principais atrativos nos sistemas da Microsoft, incluindo a versão mobile. Esta ferramenta tem o objetivo de ajudar o usuário em buscas na internet. Para conseguir isso, combina dados do usuário, o conhecimento adquirido na internet e um toque de adivinhação, já que prevê o que o usuário pode estar procurando. O assistente só se tornará disponível para o usuário quando solicitado. A Cortana é ativada quando, com o botão direito, o usuário clica em uma palavra.

Ao ser ativado, o sistema oferece informações relacionadas, como, por exemplo, ao endereço de um local, horário dos serviços e instruções de como se chegar até lá. Um dos objetivos da assistente é fornecer dados concretos sem a necessidade de ver todos os resultados de uma busca específica.

2. Fazer anotações diretamente na tela do navegador

Spartan

Uma das funções mais atraentes do Spartan é a ferramenta que possibilita ao usuário fazer comentários em telas sensíveis ao toque diretamente no site da internet. Há opções para alterar a cor da tinta para sublinhar, adicionar notas ao redor do que está sendo observado e uma ferramenta que permite “tirar fotos” e realizar capturas da tela de qualquer coisa que está sendo vista. Se preferir, o usuário poderá compartilhar as anotações de maneira fácil através de e-mail ou redes sociais.

3. Rapidez

Spartan

Com o novo navegador, a Microsoft promete oferecer rapidez na navegação e há um aspecto bastante interessante que marca a diferença em relação ao tradicional navegador da empresa, o Internet Explorer. O Spartan oferece um motor de busca de rede que permite o processamento dos códigos dos sites da internet e que possibilita a visualização do produto final (imagens e textos harmoniosos) em vez de comandos incompreensíveis. Com isso, a empresa americana foca o navegador na boa experiência de uso, sem esquecer da segurança e confiabilidade.

4. Lista de leitura

Spartan

Com essa ferramenta, o Spartan oferece aos usuários listas de links que possam ter conteúdo de seu interesse. Isso inclui salvar qualquer site ou arquivo em PDF.

Há outro elemento, chamado Reading View, que permite o leitor se focar apenas no que está sendo visto. “Ele oferece uma leitura sem nenhum tipo de adorno, o que é ideal para um notebook ou tablet, porque é possível se concentrar no texto sem se distrair  com elementos ao redor”, disseram Tom Warren e Jacob Kastrenakes, do The Verge.

5. Informações diretamente da barra de endereço

Spartan

Um recurso bastante interessante e que certamente agiliza a visualização de informações está na barra de endereço – aquela onde você digita o endereço de um determinado site. Ao escrever “clima”, por exemplo, o navegador disponibilizará tal informação, sem a necessidade de você ter que abrir um app ou um site para procurar por ela.

6. Uma nova aparência simplificada e minimalista

Spartan

A concepção estética do novo navegador da Microsoft é algo belo aos olhos. Certamente, trata-se de um dos navegadores mais minimalistas já disponíveis para os internautas. De acordo com Warren e Kastrenakes, “a primeira coisa que chama atenção é o básico que se vê. É a interpretação da era moderna que a Microsoft faz. Os ícones modernos do Spartan estão em uma barra de navegação lateral que se move. É a maneira correta de ativar suas funcionalidades”.

Fonte: Canaltech

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s