Os 5 melhores clientes de e-mail para Linux

linux

Dependendo de como você usa seus e-mails — e de quantas contas você usa, ou de quais são seus provedores —, ter um cliente de e-mail instalado em seu computador é uma ótima ideia. E, assim como os usuários de Windows, quem opta por alguma distribuição Linux também conta com excelentes aplicativos para fazer isso.

É provável que você já tenha ouvido falar no Thunderbird, cliente de e-mail dos mesmos desenvolvedores do Firefox, mas existem outras alternativas com a mesma qualidade, bons recursos e ótimo apelo visual. Então, nós preparamos uma lista com cinco dicas para quem quer acessar e-mails no Linux.

1. Mozilla Thunderbird

A primeira dica da lista é também a mais óbvia: o cliente de e-mail da Mozilla, talvez o mais popular do gênero depois do Microsoft Outlook. Apesar de ter parado de receber atualizações em 2012, ele ainda é uma opção relevante e completa para quem quer enviar e receber e-mails diretamente do desktop.

Mozilla Thunderbird

Ele conta com agenda de contatos, calendário e um sistema completo de bate-papo, com suporte aos principais chats da atualidade (inclusive Hangouts e Facebook). O programa é rápido e tem como diferencial o suporte para complementos, tal qual acontece no Firefox. Assim, se você sente falta de alguma coisa, basta procurar na página de add-ons da Mozilla para incrementar o cliente de e-mail.

Faça o download do programa no site oficial

2. Geary

O Geary é o cliente de e-mail nativo do ElementaryOS, uma das elegantes distribuições de Linux, então já dá para imaginar que a interface do aplicativo deve ser um de seus principais atrativos — e realmente é. O visual aqui não deixa nada a desejar, se apresentando inclusive melhor do que o Thunderbird, por exemplo, e fica sem dever nenhum ponto ao Evolution (listado logo abaixo).

Geary

Mas nem só de beleza vive um bom programa. Por isso, o Geary traz um sistema diferente dos demais quando o assunto é organizar e-mails (algo parecido com um dos formatos oferecidos pelo Gmail). Assim como os demais, ele também oferece um sistema automático para cadastramento de novas contas de e-mail e vem com um programa de agenda chamado California, criado pelos mesmos desenvolvedores.

Faça o download do programa no site oficial

3. Evolution

Se você busca elegância, experimente o Evolution, um cliente de e-mail no ar desde 2000, quando ainda era disponibilizado apenas para usuários corporativos de Linux. Ele vem ganhando cada vez mais usuários e é a opção-padrão em um bom número de distribuições baseadas no Gnome — e, pelo andar da carruagem, pode substituir o Thunderbird nas distros em que ele ainda aparece como cliente nativo.

Evolution

Simplicidade e beleza são os principais destaques da interface do programa, que oferece as informações de um jeito completo, mas sem complicar nada. Outro recurso bastante interessante é a integração do aplicativo com o Google Agenda e o iCalendar, a agenda da Apple.

Faça o download do programa no site oficial

4. KMail

Se o Evolution fosse transportado para um ambiente KDE, ele se chamaria Kmail — ao menos do ponto de vista estético. O aplicativo possui a mesma elegância do “concorrente”, com o design bem trabalhado e a possibilidade de organizar os e-mails em pastas diferentes. Esse recurso fica em destaque dentro de um quadro específico para ele na interface.

KMail

Quem gosta de extras também vai curtir o KMail, porque ele apresenta suporte para uma série de plugins que incrementam o funcionamento do aplicativo.

Faça o download do programa no site oficial

5. Sylpheed

A opção mais prática e direta para quem não quer nada além de simplesmente mandar e receber e-mails é, sem dúvida, o Sylpheed. Ele é leve, fácil de ser configurado e mais simples ainda de ser utilizado, também com uma interface bastante compreensível e bem básica, sem tanto apelo visual quanto os demais.

Sylpheed

De acordo com o desenvolvedor, o Sylpheed é capaz de lidar com diretórios de até 20 mil e-mails sem sofrer qualquer engasgo, estando aí uma de suas principais características. Então, se o que você busca é agilidade na hora de gerenciar sua correspondência eletrônica, não deixe de testar este programa.

Faça o download do programa no site oficial

Fonte: Canaltech

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s