7 dicas de tecnologia para você começar bem 2015

security-1260x840

O ano novo já chegou e, pasmem: nossa vida continua a mesma! De fato a passagem de ano por si só não traz nenhuma mudança pras nossas vidas. São as mudanças de atitudes e comportamentos que irão fazer a diferença. E na nossa interação com a tecnologia não é diferente.

Abaixo vamos comentar algumas simples dicas para que a sua “vida tecnológica” seja mais saudável em 2015.

E você já pode começar a “mudança na sua vida” após ler este post. Além de implementar estas dicas na sua jornada, compartilhe-as com seus amigos, mesmo aqueles que não usam software livre… comece 2015 fazendo a diferença na sua vida e na vida de alguém.

Ativar a autenticação de dois passos (Two steps)

Se existe uma coisa que só aprendemos da pior forma é que as nossas senhas não são seguras. Independente de quantos caracteres tenham ou quais sejam eles nas suas senhas, sempre existirá uma forma de quebrá-la. A melhor coisa que você pode fazer para proteger as suas contas, ou pelo menos ter um pouco de “paz de espírito digital”, é habilitar a autenticação de dois passos (two steps), o que torna suas contas muito mais difícil de serem invadidas.

Atualmente todos os grandes serviços online (Google, Yahoo, Bing, iCloud e etc, inclusive as principais redes sociais) possuem mecanismos de autenticação em dois passos. Verifique nas configurações das suas contas como habilitar este serviço.

Use criptografia end-to-end

Privacidade digital é um dos assuntos mais importantes do momento. Quanto menos privacidade mais fácil é ser atacado por Engenharia Social, por exemplo. E já que estamos falando em privacidade, por que não reforçarmos a privacidade das nossas mensagens de texto também?

Atualmente é muito fácil de adotar softwares de mensagem que usem criptografia end-to-end, como é o caso do serviço de chat Telegram, que em contra-partida do seu rival WhatsApp, é Open Source e é muito mais seguro (e ainda tem cliente de desktop pra Linux!).

Divulgue ele aos seus amigos e comente sobre as vantagens em relação a outros serviços. Com certeza todos sairão ganhando.

Privacidade é mais importante do que popularidade

Com o advento das redes sociais, a grande maioria dos usuários “pegou o gosto” por compartilhar praticamente tudo da sua vida. De certa forma as pessoas se sentem mini celebridades quando postam coisas sobre suas vidas e seus “amigos” interagem. Existe até adolescentes que estão entrando em depressão por receberem menos curtidas que seus colegas.

O assunto tem se tornado tão sério que virou até alvo da indústria cinematográfica em 2014, com o filme “What’s on your mind?” (No que você está pensando?, em português). Saiba mais aqui.

O fato que temos que nos conscientizar é que quanto mais expomos nossas vidas no mundo digital mais nos tornamos alvos de ataques. Criminosos estão escondidos em todos os cantos da internet e redes sociais a busca de pessoas que sejam potenciais alvos por exporem suas vidas mais que as outras na web. Tenha muito cuidado com o que você compartilha. Desative o check-in automático de suas redes sociais. Cuidado com o Foursquare… ele pode ser uma baita ferramenta (se usado da forma correta) porém também pode ser facilmente usado pra traçar um cronograma de onde você geralmente anda.

Faça backup de tudo!

Tem uma frase que eu particularmente gosto muito: “Só Jesus salva, o resto faz backup”.

Todos nós estamos sujeitos a perdermos dados importantes no nosso dia a dia, logo é sempre bom termos mais de um backup do mesmo dado.

Neste link temos algumas incríveis soluções de backup que você pode implementar, não só em ambientes corporativos como até mesmo na sua casa.

Outra dica boa é ter backup em serviços de sincronização de dados, como o Google Drive, Dropbox ou o Copy (que pra mim é o melhor de todos).

Se você usar estes serviços de sincronização irá reparar que os dados mais importantes não devem ser guardados somente em nossos desktops. Imagina dar um “pau” no seu Sistema Operacional e você ter que perder tempo fazendo backup e depois restaurando? Com o um serviço assim, basta se preocupar em instalar o cliente de desktop e pronto. Ele mesmo se encarregará de sincronizar tudo.

Seja mais esperto com suas senhas

Senhas são um assunto complicado (inclusive estamos dedicando dois tópicos pra esse assunto…)

Existem especialistas em segurança que afirmam que senhas longas e complicadas são a melhor solução, porém outros estudos mostram que o oposto pode ser verdade. Independente disso, você já parou pra pensar que a sua senha é o que separa os seus dados pessoais de um criminoso? 

Uma dica é usar gerenciadores de senha como KeePassX, 1Password ou LastPass para organizar e salvar as suas senhas em locais seguros. Outra dica super importante é criar o hábito de sempre alterar as suas senhas.

Não perca de vista o seu smartphone

Pra quem tem uma vida dependente da tecnologia, perder seu smartphone pode ser uma das piores coisas. 

Para evitar isso você pode usar serviços de localização do seu dispositivo, como o Gerenciador de Dispositivos Android (que é do Google mesmo) que, além de exibir a localização do seu dispositivo no Maps, ainda fornece a opção de fazê-lo tocar (pra te ajudar a achá-lo) ou ainda bloqueá-lo. Se você usa iPhone, a Apple também tem um serviço semelhante dentro do próprio iCloud.

Outra dica é usar serviços de full backup, pois em casos de roubo que você não consiga recuperar o aparelho por exemplo, você consegue restaurar tudo em um novo aparelho. O antivírus da McAfee faz isso e muito mais. Ele te dá a opção de fazer um Hard Reset no dispositivo para ter a certeza de que seus dados não irão cair em mãos erradas. Outra coisa bacana dele é a opção de lhe enviar um e-mail toda vez que alguém tentar desbloquear seu aparelho e não conseguir. Neste e-mail vai uma foto do “meliante” e a localização do aparelho no mapa.

Faça a bateria do seu smartphone durar mais

A duração da bateria do seu aparelho está diretamente ligada, em linhas gerais, a forma como você o usa. Se você tiver a certeza de que mudar a forma como você usa do seu smartphone irá diminuir a sua produtividade, essa com certeza não é a melhor saída (mas tenha certeza disso, pois existem dicas simples, como por exemplo diminuir o brilho da tela ou desconectar as redes móveis quando estiver em uma rede WiFi, que podem salvar minutos ou até horas da sua bateria).

Estes dias postamos um artigo com dicas de otimização para dispositivos Android, que com certeza vão te auxiliar a diminuir o consumo de bateria do seu aparelho.

Fonte: Blog Seja Livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s