Descubra qual distribuição Linux é indicada para cada tipo de uso

Não adianta seguir a maioria dos usuários; que por vezes não conseguem escolher, adequadamente, qual sistema Linux é mais apropriado! Isso faz com que a primeira experiência no universo Linux seja frustante. Por outro lado, existem usuários que ficam insatisfeitos com determinadas funcionalidades do sistema e passam a reclamar “disso e daquilo” que não encontram nele… Devido a isso, deve ficar claro que não existe nenhum sistema completamente perfeito, apenas um sistema que satisfaz suas necessidades. Portanto, ao final desse artigo você poderá conhecer quais sistemas são recomendados para diferentes propósito.

PARA NETBOOKS

Lubuntu é uma versão rápida e muita leve do Ubuntu. Seu principal gerenciador gráfico é o LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment). Por isso, caracteriza-se por exigir baixos recursos computacionais para funcionar; tendo como principal propósito rodar facilmente em netbooks, dispositivos móveis ou PCs mais antigos.

PARA INICIANTES

Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu e tem como objetivo proporcionar uma experiência mais completa para novos usuários. Além de plugins, codecs e outros aplicativos essenciais, ele também oferece um desktop personalizado, tal como o Cinnamon. Ele é totalmente compatível com os repositórios de software do Ubuntu.

PinguyOS é uma distribuição baseada no Ubuntu. Ela foi projetada para iniciantes no mundo Linux… muitos que estão migrando do Windows ou de outro sistema.

PARA SERVIÇOS DE FIREWALL

Vyatta é uma distribuição Linux baseada no Debian especialmente desenvolvida para funcionar como um firewall/roteador, incluindo uma interface de gerenciamento que facilita a configuração de outros diversos serviços, tais como rotas dinâmicas, DHCP, proxy e outros.

Zeroshell é uma pequena distribuição Linux para servidores e dispositivos embarcados com o objetivo em fornecer serviços de rede. Pode ser configurado usando um navegador web. As principais características do Zeroshell incluem: balanceamento de carga e ‘failover’ para conexões de internet, suporte ao UMTS/HSDPA (tipicamente conexões 3G), servidor RADIUS para fornecer autenticação segura e muitos outros.

PARA SERVIÇOS DE MULTIMÍDIA

DreamStudio é uma distribuição baseada no Ubuntu que contém ferramentas para criar gráficos impressionantes, vídeos, música e sites profissionais. Alguns dos aplicativos incluídos e pré-configurados incluem Cinelerra (um poderoso editor de vídeo), Ardour (uma estação de trabalho profissional de áudio digital), CinePaint (uma ferramenta para cinema), Blender (gráficos 3D), Inkscape (um editor de gráficos vetoriais), Synfig Studio (software de animação 2D), Kompozer, e muitos outros.

Ubuntu Studio é baseado no Ubuntu voltada para apaixonados por edição/publicação de áudio, vídeo e gráfico profissional. A distribuição fornece um conjunto de aplicações de código aberto disponíveis para multimídia.

PARA ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS

OpenMediaVault é uma solução Linux para Network-Attached Storage (NAS) baseada no Debian. Ele contém serviços como SSH, FTP, SMB/CIFS e muitos mais. O OpenMediaVault foi principalmente designado para ser utilizado em ambientes domésticos ou de escritórios pequenos, mas não se limita a essas situações. É uma maneira simples e fácil de usar esse tipo de serviço, que permite que todos possam instalar e administrar um armazenamento conectado à rede sem um conhecimento mais profundo.

PARA SERVIÇOS DE SEGURANÇA FORENSE

Backbox é uma distribuição baseada no Ubuntu e desenvolvido para realizar testes de penetração e avaliações de segurança. Ele é projetado para ser rápido e fácil de usar. Ele fornece um ambiente de trabalho completo, graças aos seus próprios repositórios de software, que estão sempre atualizados com as últimas versões estáveis ​​do mais utilizado e mais conhecidas ferramentas de hacking ético.

BackTrack também é uma distribuição baseada no Ubuntu e igualmente ao BackBox foi desenvolvido para realizar testes de penetração e avaliações de segurança.

PARA PC’s ANTIGOS

Bodhi Linux é uma distribuição baseada no Ubuntu destinada para computadores com poucos recursos de hardware. O estilo do sistema Bodhi prevê poucos programas instalados, somente os extremamente necessários. Isto acaba exigindo poucos recursos computacionais e faz com que se torne realmente útil para PC’s mais antigos.

Puppy Linux é extraordinariamente pequeno, mas muito completo.

Fonte: Linux Descomplicado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s