Rumo ao mercado de TI: Guia para quem quer apostar na formação superior em tecnologia

As crianças estão conectadas cada vez mais cedo – muitas vezes até antes de nascer. Consequência natural dessa infância online, os adolescentes parecem não conseguir se desligar da tecnologia por um minuto. Pode ser pelo smartphone, tablet, desktop ou notebook. Não importa o dispositivo. Os jovens sempre dão um jeito para jogar, acessar redes sociais ou até mesmo se empenhar na criação de ferramentas para melhorar o ambiente onde vivem, como no caso dos participantes de grandes eventos como a Imagine Cup, a Copa do Mundo da Computação. Mas nem sempre essa imersão no mundo tecnológico e a relação intuitiva com plataformas e dispositivos garantem um futuro profissional bem-sucedido para esses garotos e garotas no setor de tecnologia da informação (TI). Antes de apostar na área, é preciso conhecer bem as profissões.

Abraçar uma carreira pode ser fácil para uns e muito difícil para outros. Para os que se aventuram no setor, a oferta de cursos e o prisma de áreas específicas não facilita o processo de escolha . Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), as graduações da área no Brasil sofrem com até 87% de evasão escolar. Os dados foram pesquisados entre os anos de 2003 e 2010, mas balizam as projeções para o mercado até 2014.

Entre os fatores para o abandono das salas de aulas está a expectativa não realista em relação ao que será estudado. Por isso, o Pernambuco.com aproveita o início do ano, quando muitos estudantes estão decidindo em qual graduação ingressar, para apresentar em detalhes os perfis dos cursos disponíveis no estado.

Neste especial, o estudante interessado na área de TI vai saber mais sobre as principais características necessárias para ingressar na carreira, médias salariais, as profissões com maior demanda e as instituições de ensino superior onde poderão estudar.

Quem apresenta os perfis dos cursos são os próprios alunos, professores e coordenadores de universidades e faculdades pernambucanas. Já os profissionais da área em Pernambuco revelam como é o cotidiano e o que realmente fazem quando conquistam uma vaga no mercado de trabalho. O principal objetivo é esclarecer as dúvidas dos estudantes ao mostrar o que eles verão nas salas de aulas das instituições de ensino superior ou quando tiverem suas carteiras de trabalho assinadas.

No link abaixo, você encontrará todas as informações necessárias para desbravar a carreira em TI com toda a tranquilidade.

http://hotsites.pernambuco.com/tecnologia/2013/guia-cursos-ti/index.shtml

Fonte: Diário de Pernambuco (Caderno de Tecnologia)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s