Windows 7: Microsoft encerra suporte mainstream ao sistema operacional

WIndows 7 Starter

O Windows 7 completará seis anos de vida em outubro deste ano e, seguindo o ritmo padrão de qualquer produto de tecnologia, a Microsoft encerra nesta semana o suporte mainstream ao sistema operacional. Isso significa que, a partir de agora, a plataforma vai receber apenas atualizações de segurança e correções de possíveis bugs em seu funcionamento.

O suporte, na realidade, continua valendo apenas para quem realizou todas as atualizações e já possui o Service Pack 1 instalado em seu computador. As versões do Windows 7 sem o pacote não recebem novos updates desde abril de 2013, com a Microsoft incentivando fortemente a atualização para que seus usuários obtenham a melhor experiência com o sistema operacional e permaneçam seguros contra contra eventuais ameaças.

Apesar disso, não há motivos para alarde, já que ainda falta muito tempo para que o Windows 7 sofra o mesmo destino do XP. De acordo com dados oficiais da Microsoft, o fim definitivo do suporte à plataforma só acontece em janeiro de 2020 e a própria empresa já admite que esse prazo pode ser estendido devido à popularidade do sistema tanto entre os usuários domésticos quanto corporativos.

Esse segundo quesito, principalmente, pode vir a ser o responsável por essa extensão. De acordo com dados da consultoria Netmarketshare, citados pelo site TechRadar, o Windows 7 Professional atualmente roda em pelo menos metade dos computadores conectados à internet. A consultoria ainda destaca que boa parte destas máquinas está nas empresas, já que as funcionalidades voltadas para as telas sensíveis ao toque não caíram muito bem no ambiente corporativo, que preferiu as soluções mais tradicionais à migração completa para novas tecnologias.

A mesma coisa também vale para os consumidores domésticos, que mantiveram as vendas de notebooks e computadores com Windows 7 em alta enquanto fugiam das mudanças implementadas por seu sucessor.

Até hoje a Microsoft vende computadores profissionais instalados com a versão Pro do Windows 7, apesar de seu grande incentivo para que empresas e usuários adotem a versão 8.1. No momento, a companhia já trabalha no Windows 10, cujos detalhes devem ser revelados em um grande evento marcado para a próxima semana.

Como sempre, a dica da Microsoft é migrar para a versão mais recente do Windows, de forma a manter o computador sempre atualizado, seguro e, acima de tudo, funcional. Com o tempo, não é apenas a empresa que migra para as plataformas mais recentes, mas também as próprias fabricantes de software, e, pouco a pouco, os sistemas operacionais mais antigos deixam de ser plenamente compatíveis com os aplicativos mais usados.

Fonte: Canaltech
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s