Como bloquear anúncios do Adsense

Praticamente todos os sites da web mostram anúncios do AdSense, pois esse sistema do Google pode ser bastante lucrativo para o site – principalmente para o próprio Google.

O AdSense funciona de maneira muito simples: basta o site acrescentar algumas linhas de código no template das suas páginas, e os banners automaticamente aparecerão ali. Daí cada vez que o banner é clicado, o crédito que o anunciante tem com o Google diminui alguns centavos (que é o custo do anúncio) e uma pequena parte desse crédito é pago ao site.

Isso permite que o custo do anúncio com AdSense seja relativamente baixo, pois com poucos reais é possível publicar um anúncio que aparecerá em vários sites. O Google lucra com isso (pois o anunciante pagou ao Google para anunciar em sua rede), o anunciante também tem vantagens (pois ele tem a chance de vender o produto/serviço anunciado), e o site também ganha com isso (pois ele recebe uma porcentagem do que o anunciante pagou ao Google).

Quem não ganha nada é o internauta.

Como bloquear anúncios do AdSense

Antes do AdSense, um site ganhava dinheiro com campanhas de marketing de agências de publicidade (JWT, Wunderman, McCann..) ou diretamente dos anunciantes. Isso ajudava a manter a qualidade da internet, pois somente sites relevantes e com conteúdo interessante ganhavam dinheiro dessa maneira, enquanto sites ruins não tinham anúncios e nem sempre conseguiam se manter no ar.

Mas daí o AdSense chegou, e em pouco tempo a internet começou a se degradar: qualquer um pode anunciar, e qualquer site pode ganhar dinheiro com isso. A qualidade deu lugar à quantidade e ao lucro a todo custo, e hoje em dia qualquer site deplorável torna-se lucrativo com a parceria do Google, infestando a internet com conteúdo de baixo nível.

E para você receber “anúncios relevantes” em todos os sites que você visita, o AdSense te persegue inexoravelmente. Exemplo: entre no site da Porsche, e a partir daí todos os sites relacionados a carros que você visitar e tiver AdSense ali mostrará algum banner da Porsche. Entre em um site de viagens e você será perseguido na web por banners que tentam te vender passagens e descontos em hotéis.

Como o Google vive de venda de banners, a “jóia da coroa” do monitoramento e falta de privacidade é o Gmail, pois todas as mensagens que você recebe e envia por ele são lidas e analisadas pelo Google para que você tenha “anúncios relevantes” em todos os sites que você visita. Mais pavoroso, impossível.

Como bloquear anúncios do AdSense - Google espionando

Google em ação 😉

O AdSense também é de longe a melhor maneira de infectar o computador de internautas com programas vagabundos tipo “leitor gratuito de PDF”, “media player gratuito” cujos banners pipocam em todos os sites, e que na prática servem apenas para instalar malwares, adwares e programas nocivos no computador do internauta.

Obviamente o Google faz “vista grossa” para isso pois não quer deixar de lucrar com eles. Como eu sou dono de um site e fórum que utilizaram AdSense por muitos anos (você notou que não temos mais banners “tapa-buraco” do AdSense?), eu sei que é IMPOSSÍVEL bloquear esse tipo de “anúncio”: por mais que você bloqueie o anunciante ou a agência que publica o banner, todo dia aparecem novos banners e anunciantes. Eu escrevi sobre isso aqui.

Eu não sou contra o AdSense em si, afinal os banners são uma importantíssima fonte de renda para os sites, mas sou contra a impossibilidade de bloquear todos os banners que anunciam algum programa para download, o abuso deles (há sites com mais banners do que parágrafos de texto) e principalmente o constante “monitoramento dos hábitos” para entregar “anúncios relevantes” – que nada mais é do que espionar o que fazemos na web para entupir as páginas com banners chatos e repetitivos dos mesmos anunciantes.

É claro que você também tem os seus “hábitos monitorados” quando está no Google+, Facebook etc. pois simplesmente não existe privacidade na web, mesmo que você não faça login em nenhum site.

COMO BLOQUEAR ANÚNCIOS DO ADSENSE

Bem, depois dessa ladainha toda, vamos ao que interessa: como bloquear anúncios do AdSense que aparecem em todos os sites?

A maneira mais simples é bloqueá-los diretamente no Windows, pois desta maneira eles jamais aparecerão independentemente de qual navegador você utiliza. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

1. Clique com o botão da direita do mouse no Bloco de Notas > Executar como Administrador > clique em Sim

Como bloquear anúncios do AdSense - Passo 1

2. Clique no menu Arquivo > Abrir e navegue até a pasta \Windows\System32\Drivers\etc

3. Clique na opção Todos os Arquivos à direita e aparecerão vários arquivos na janela principal:

Como bloquear anúncios do AdSense - Arquivo HOSTS

4. Dê um duplo-clique no arquivo hosts e ele será aberto:

Como bloquear anúncios do AdSense - Arquivo HOSTS 2

5. Depois da última linha que começa com #, adicione o texto abaixo:

127.0.0.1 *.adservices.google.com
127.0.0.1 *.adwords.google.com
127.0.0.1 *.googleads.g.doubleclick.net
127.0.0.1 *.googleadservices.com
127.0.0.1 *.google-analytics.com
127.0.0.1 *.googlesyndication.com
127.0.0.1 imageads.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads1.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads1.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads2.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads3.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads4.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads5.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads6.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads7.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads8.googleadservices.com
127.0.0.1 imageads9.googleadservices.com
127.0.0.1 pagead.googlesyndication.com
127.0.0.1 pagead2.googlesyndication.com
127.0.0.1 partner.googleadservices.com
127.0.0.1 ssl.google-analytics.com
127.0.0.1 *.googleads.g.doubleclick.net

O arquivo ficará desta maneira:

bloquear-adsense-4

6. Clique em Arquivo > Salvar

7. Pronto! A partir de agora os banners do AdSense não aparecerão mais.

OBSERVAÇÃO 1: Bloquear anúncios do AdSense não afeta o acesso aos sites do Google como o site do próprio AdSense, Analytics, Webmaster Tools, etc. Além disso, a lista acima bloqueia APENAS banners do AdSense, não afetando banners de outros sistemas e anunciantes.

OBSERVAÇÃO 2: Se ao abrir esse arquivo hosts ele tiver uma lista imensa de sites desconhecidos, possivelmente o seu computador está infectado com vírus. Nesse caso utilize o nosso serviço gratuito de verificação/eliminação de vírus e malware do Fórum do BABOO

OBSERVAÇÃO 3: Como você notou, o arquivo hosts permite bloquear sites redirecionando-os para outro lugar (127.0.0.1 é o seu próprio computador) e isso pode ser muito útil para bloquear sites utilizados por vírus, worms, adwares e outros. Este site tem informações interessantes e principalmente um imenso arquivo hosts com milhares de sites bloqueados atualizado constantemente. Você pode copiá-lo e colá-lo no seu arquivo hosts.

OBSERVAÇÃO 4: Você pode bloquear qualquer site pelo arquivo hosts. Exemplo: para bloquear o Facebook, adicione as linhas abaixo:

127.0.0.1 login.facebook.com
127.0.0.1 http://www.facebook.com
127.0.0.1 blog.facebook.com
127.0.0.1 apps.facebook.com
127.0.0.1 facebook.com

OBSERVAÇÃO 5: Complementando o artigo que mostra como o Google e sites de download infectam computadores dos internautas, veja como é simples bloquear o acesso ao Baixaki seguindo o passo-a-passo acima:

127.0.0.1 baixaki.com.br
127.0.0.1 http://www.baixaki.com.br

Fonte: Baboo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s