Hacker mais novo da China diz ser um ‘bom garoto’

A China é conhecida e temida por seus hackers, que são figuras constantes em relatórios de cibersegurança do exército americano, e Wang Zhengyang é o mais jovem deles. Com apenas 13 anos, o garoto chamou atenção da mídia local por discursar, no fim do mês passado, na Conferência de Segurança da Internet realizada em Pequim e, apesar de ter invadido o sistema da escola onde estuda, se considera um “bom garoto”.

— Eu acho que aqueles que invadem sistemas o dia inteiro por lucro são imorais — disse Wang, que se autoproclama um “white hat”, à emissora CCTV. — É interessante procurar por riscos de cibersegurança e me sinto feliz quando encontro um, mas eu não uso meu talento para algo ilegal.

E o talento do pequeno gênio já é reconhecido na comunidade de segurança virtual. Seu primeiro “ataque” foi motivado porque ele não queria passar horas fazendo o dever de casa. Então, Wang invadiu o sistema da escola e resolveu seus problemas. Desde então, ele ajudou a consertar mais de cem sistemas que eram vulneráveis a ataques.

Em outro caso, ele alterou o sistema de cobrança de uma loja on-line e mudou o preço de um produto de 2,5 mil iuans (quase R$ 1 mil) para apenas 1 iuan (R$ 0,40) antes do pagamento.

— Você precisa atacar o site para encontrar suas fraquezas — disse o garoto, explicando que informou a falha na autenticação de senha à loja e não finalizou a compra. Em abril, o jovem contatou uma empresa de Pequim sobre uma falha potencial que poderia afetar mais de cem instituições educacionais no país.

Fonte: O Globo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s