Microsoft anuncia o novo Windows 10 e ele voltou a suas origens

A Microsoft acabou de anunciar oficialmente a mais nova versão do sistema operacional mais popular do mundo, e eles o chamaram de Windows 10. A ideia da empresa é começar do zero, mas, como o nome Windows 1 já havia sido usado no passado, eles optaram pelo 10.

 windows-10-logo.png

O novo Windows trouxe entre muitas novidades o botão Iniciar de volta, porém, ele voltou cheio de novidades, inclusive com uma integração com a interface Modern e Live Tiles e várias outras funcionalidades, como a busca universal integrada. Ainda no novo Menu Iniciar é possível redimensionar as Live Tiles e muito mais.

Windows-10-img5-menu-iniciar.jpg

Falando em interface Modern, todo e qualquer app que faça uso dessa UI, agora pode rodar também na Área de Trabalho. Os apps funcionarão em janelas flutuantes e poderão ser facilmente acessados.

Windows-10-img6-app-metro-area-de-trabal

Já a função “task view” chega para facilitar ainda mais a vida dos usuários ao permitir a criação de áreas de trabalho virtuais, tendo como principal finalidade organizar as janelas abertas. O recurso pode ser acionado através de um novo botão que foi adicionado à barra de tarefas do sistema. Quando pressionado, as janelas abertas no desktop atual são exibidas em forma de miniatura. O usuário pode fechar as janelas, abrir um novo desktop e provavelmente também poderá arrastar as janelas de um desktop para o outro. Para organizar seus apps abertos, existe também o novo “Snap Assist”: com ele, você pode arrastar e soltar programas entre diferentes áreas de trabalho.

Windows-10-multiplas-areas-de-trabalho.j

A nova função de multitarefa chega para deixar o sistema ainda mais produtivo. Ela lembra um pouco a UI do Windows Phone para essa mesma finalidade, porém, com características próprias e com mais opções.

Windows-10-img7-multitarefa.jpg

O prompt de comando agora suporta comandos como “Ctrl+V”, deixando a experiência de uso da antiga, porém, importante ferramenta do Windows muito mais amigável. A barra charms não morreu, e pode acessada a partir da borda esquerda da tela.

windows-10-prompt-de-comando.jpg

Temos aqui uma das parte mais interessante apresentada pela Microsoft, que é a confirmação da unificação do Windows RT com o Windows Phone 8. Agora ele são um, e é o fim do “Phone” no nome, tudo agora será chamado de apenas WINDOWS 10. A experiência será única para as plataformas e a loja de apps e jogos que também será unificada.

Windows-10-img3.jpg

Por fim, a nova Home Screen para dispositivos touch também foi redesenhada. Ela agrega tanto elementos da área de trabalho como da Home Screen do Windows 8. Ficou como se fosse um híbrido.

Windows-10-home-screen.jpg

Como a própria Microsoft disse, o Windows 10 foi pensado para todos, tanto para os usuários corporativos como também para os usuários domésticos. Ele será como um camaleão, que se adaptará aos mais diferentes tipos e tamanhos de telas, assim como deverá oferecer uma experiência bastante agradável tanto para quem o usa com o auxílio de um mouse como quem o usa em uma tela sensível ao toque.

Quando poderei atualizar para o novo Windows 10? Só no final de 2015. Por enquanto o Windows 10 está disponível apenas para desenvolvedores cadastrados em versão Preview.

Windows-10-technical-preview.jpg

Fontes: Microsoft e The Verge

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s