CTCD promove projeto Ocupe Linux de difusão de software livre

O Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD), unidade de Educação Profissional e Tecnológica gerida pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), realiza, deste mês até dezembro, o Ocupe Linux, projeto de difusão do uso do software livre voltada para alunos de escolas públicas e participantes de organizações da sociedade civil interessadas. Para atender a esta demanda de difundir a cultura livre na utilização em ambientes virtuais, o projeto consiste na realização de duas oficinas: uma, do sistema operacional Linux; outra, de produção de vídeos com o software de edição Open Shot.

Cada uma das oficinas abre 20 vagas num período de quatro horas, que incluem exposição oral e realização de atividades sobre os conteúdos a serem trabalhados em cada um dos cursos. Os conteúdos desenvolvidos na oficina de Linux incluem: Sistemas em “Dual Boot”; Conhecendo o Sistema Operacional Linux Ubuntu; Jogos Educacionais; Central de Programas; Ferramentas de Edição de Imagens – Gimp e Inkscape; Pacote de Escritório – Libre Office(editor de texto, planillha e apresentação); Internet – Navegação segura. Enquanto isso, a oficina de vídeos de bolso inclui a exposição das etapas de produção de vídeo – Linguagem Audiovisual; Produção de Roteiro; Gravação e Edição -, finalizando com a produção de um vídeo com duração entre um e dois minutos.

Para participar, os professores e/ou diretores interessados que seus alunos integrem as turmas dos cursos precisam entrar em contato com o CTCD para agendar as oficinas, que acontecem em dias específicos. Como pré-requisitos para realização das oficinas, os alunos precisam saber informática básica (uso de hardware, Windows e internet) e estejam no Ensino Médio. Após a inscrição da escola, a equipe do CTCD entrará em contato para confirmar a disponibilidade de vagas na data solicitada e, caso esteja ocupada, sugerir outra data ainda em aberto.

O CTCD informa ainda que, para a participação nas atividades, a escola se responsabilizará pelo transporte dos alunos ao CTCD, bem como por seu lanche e autorização dos pais para atividades externas. Não serão ofertadas bolsa, transporte ou qualquer outro incentivo financeiro por parte do CTCD.

Datas Disponíveis para Agendamento

Outubro – 02/10, 16/10 e 30/10

Novembro – 13/11, 27/11 e 04/12

Informações e inscrições

CTCD – Av. Jardim Brasília, s/nº – Peixinhos – Recife – PE

(81) 3183.5534 / 3183.5546

Fonte: Revista TI Nordeste

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s