Aplicativo propõe nova forma de coleta de lixo

Um aplicativo que pode mudar sua forma de descartar o lixo com, ajuda de catadores e informações sobre reciclagem. O app Relix, que integra o projeto de mesmo nome e inicia um debate de conscientização entre o governo, indústria e cidadão. A iniciativa, que foi lançada na manhã do dia 16/09, realiza atividades de conscientização ambiental em 12 cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).

“O aplicativo localiza pontos de coleta mais próximos do usuário, que também pode contactar uma cooperativa para o catador ir buscar os recicláveis onde ele estiver”, afirmou Lina Rosa Vieira, idealizadora do projeto. Além disso, a ferramenta pode ser baixada gratuitamente na PlayStore e dá dicas sobre a como realizar a coleta seletiva em casa.

A ideia do aplicativo é captar a evolução dos hábitos de reciclagem do usuário que pode realizar check-ins em cada coleta realizada com uma ferramenta chamada arvorelix. “A ferramenta cresce desde a semente até uma árvore completa em 10 check-ins”, afirmou a idealizadora. Essas atualizações podem ser divulgadas nas redes sociais para que o usuário possa se tornar um multiplicador do hábito da coleta seletiva.

Para a divulgação, um espetáculo teatral terá 150 apresentações até o final de novembro em 65 escolas das redes municipal e estadual de ensino, assim como em indústrias. “Acho muito importante trabalhar pelo bem do planeta. Sempre achei muito trabalhoso, mas é algo que vale a pena tentar”, afirmou Luana Barbosa, 17 anos, estudante do Ginásio Pernambucano.

O projeto valoriza o trabalho dos catadores de lixo através da percepção de que o trabalho é extremamente importante para a sustentabilidade do planeta. Para isso, o fotógrafo Hélder Ferrer irá registrar o cotidiano de três catadores para 20 trabalhos que serão expostos na Praça da Jaqueira, Parque 13 de Maio, Praça do Arsenal e Parque Dona Lindu no final do projeto, em 30 de novembro.

Durante o encerramento, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade com patrocínio do Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) irá distribuir kits para os profissionais incluindo capacete, chapéu, bolsa e camisa de proteção UV e 100 ciclilix. Que são bicicletas que foram criadas com os catadores para auxiliar no recolhimento do lixo.

Fonte: Diário de Pernambuco (Caderno de Tecnologia)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s