Facebook lança nova tecnologia open source para servidores

Facebook

Uma união entre diversas empresas de tecnologia liderada pelo Facebook está dando origem à TODO, sigla em inglês que significa “fale abertamente, desenvolva abertamente” e, como o nome indica, é voltada justamente para tecnologias open source. O anúncio foi feito durante a Scale, conferência que está acontecendo em São Francisco, na Califórnia (EUA). Lá, a empresa da rede social também anunciou o mcrouter, uma nova tecnologia para lidar com dados em servidores.

Totalmente desenvolvido em código aberto, o protocolo agiliza o acesso aos dados disponíveis no cache dos servidores. Com ele, é possível não só acessar, mas entregar os dados aos usuários mais rapidamente do que as informações contidas nos próprios discos rígidos. Assim, o sistema pode funcionar de maneira mais ágil, mesmo na comunicação entre diversas infraestruturas espalhadas ao redor do mundo.

Segundo o Facebook, o mcrouter foi testado em grande escala durante períodos de utilização pesada da plataforma. A tecnologia foi capaz de processar cerca de cinco bilhões de solicitações por segundo. Além disso, ela foi providencial para garantir a continuidade no funcionamento do Instagram durante seu processo de transição dos servidores da Amazon para os da própria empresa de Mark Zuckerberg. Foram poucas as falhas identificadas e quase nenhum problema de sincronia entre a velha e a nova infraestrutura.

Essa não é a primeira vez que o Facebook apresenta tecnologias desenhadas com base em seus próprios data centers, hoje entre os mais requisitados do mundo, e mais tarde as apresenta para outras empresas. Colaborações com outras companhias já deram origem a sistemas como o WebScaleSQL, também voltado para uso em grande escala, e o Open Compute Project, mais voltado para hardware.

A diferença é que, agora, tais esforços estão concentrados em uma parceria com pequenas e grandes empresas do segmento de tecnologia. Participam da TODO companhias como Dropbox, Google, Twitter, Box, Khan Academy e até o Walmart por meio de seu projeto Labs, também focado na construção de uma infraestrutura melhor e mais econômica para seus sistemas de e-commerce.

A ideia, de acordo com James Pearce, líder de relações com desenvolvedores da companhia, é facilitar a vida de todos os envolvidos. Com o uso de tecnologias de código aberto, as empresas pretendem melhorar o cenário da tecnologia como um todo, criando novidades que beneficiem os envolvidos e fomentando o consumo do conteúdo por seus usuários.

Além disso, de acordo com as informações do GigaOm, a segunda ideia é auxiliar empresas que desejam implementar uma tecnologia de código aberto mas não sabem exatamente como fazer isso. Dessa forma, a TODO pretende realizar discussões sobre o assunto e prestar assessoria para facilitar nesse processo de transição.

Fonte: Canaltech Corporate
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s