Exposição do Museu do Videogame Itinerante chega ao Recife em abril de 2015

Recife também vai receber o Museu do Videogame Itinerante. De 11 a 26 de abril de 2015, no Shopping Recife, os visitantes irão conhecer ou reencontrar os consoles que marcaram todas as gerações e participar de disputas de River Raid, Enduro, Pac-Man, Super Mario Bros, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Sonic, Alex Kid, Top Gear, Street Fighter, Mortal Kombat, entre outros. A entrada é gratuita.

Durante os 16 dias de exposição, serão mais de 200 consoles de todas as gerações nos últimos 42 anos. Entre eles, o Magnavox Odyssey (1972), o primeiro console fabricado no mundo; o Atari Pong (1976), primeiro console doméstico da Atari; Fairchild Channel F (1976), primeiro console a usar cartuchos de jogos; o Telejogo Philco Ford (1977), o primeiro videogame fabricado no Brasil; o Nintendo Virtual Boy (1995), “portátil” de mesa com tecnologia 3D; o Vectrex (1982), console com jogos vetoriais que trazia monitor embutido; o Microvision (1979), primeiro portátil a usar cartucho; e o R.O.B (1985), robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits.

A exposição trará também itens raros de colecionadores como o Coleco Telstar Arcade, de 1977. Lançado na era pong, o console era triangular e cada um dos seus lados tinha um controle diferente. O Coleco Telstar Combat, de 1977, que tinha como foco o público que gostava de tanques de guerra. O Action Max, de 1987, trazia jogos de tiro em fitas de videocassete. O Bandai Pip Pin Atmark, o único videogame criado pela Apple, em 1995. Todos os itens trazem informações com nome, data de lançamento e detalhes técnicos dos videogames. Alguns consoles antigos trazem também vídeos com comerciais de época e detalhes de como funcionavam.
 
Exposição conta com mais de 200 consoles de todas as gerações nos últimos 42 anos (Divulgação)
 
Telejogo Philco-Ford (1977), Atari 2600 (1976), Nintendinho 8 bits (1985), Master System (1986), Mega Drive (1988), Super Nintendo (1990), Nintendo 64 (1996), Game Cube (2001), Sega Dreamcast (1998), Xbox (2001), Playstation 1 (1994), entre outros estarão disponíveis para o público jogar. Assim como consoles de gerações mais atuais, como Wii U, Xbox One e PlayStation 4.
 
Exposição
 
O Museu do Videogame Itinerante foi criado há cinco anos pelo jornalista e curador, Cleidson Lima. O primeiro museu reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) não tem sede fixa e, desde 2011, já foi visto por mais de 450 mil pessoas visitaram a exposição na capital de Mato Grosso do Sul. Neste ano, o evento atraiu mais de 160 mil pessoas em Campo Grande. A partir de 2015, além de Recife, a coleção passará também por Fortaleza, Belém, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e outras cidades.
 
Além do Museu do Videogame, os visitantes poderão também curtir outras atrações, como o Palco Just Dance, concerto de músicas gamers, concurso de cosplay em parceria com o Omakê, entre outros.
 
Para mais informações sobre o Museu do Videogame e o cronograma de eventos, basta acessar o endereço www.facebook.com/museudovideogameitinerante.
 
Fonte: Folha de Pernambuco (Caderno de Tecnologia)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s