Conheça algumas tecnologias que transformarão os PCs já em 2015

Muita gente pensou que o PC estaria “morto” por causa dos tablets (principalmente o iPad), mas com a desaceleração das vendas desses dispositivos, parece que o PC não está tão morto assim, e tem ganhado muitas inovações por parte dos fabricantes para atrair os usuários.

Desde o início da era PC, a maneira como interagimos com esses dispositivos não mudou muito. Mas, para os próximos anos, essas inovações transformarão os computadores e mudarão bastante coisa.

Conheça algumas dessas tecnologias, listadas pela InfoWorld.

Híbridos de PC-tablet bem mais finos

Hibridos Intel

Os híbridos de hoje são bem desengonçados e trazem muitas desvantagens: são grossos, pesados e grandes demais, além do desempenho não ser lá aquelas coisas, por conta dos processadores Intel do tipo Bay Trail.

Mas, a próxima geração de processadores da empresa, chamada de Broadwell, pode melhorar isso, porque permitirá tablets com telas de 12,5 polegadas, pesando menos de 680 gramas e mais finos do que um iPad Air.

Segundo a Intel, já teremos no mercado produtos com o Broadwell até o final do ano.

Promessa de eficiência energética da AMD

A Intel domina a área dos híbridos PC-tablet com consumo de energia otimizado, mas a AMD também quer entrar no jogo. A empresa prometeu que em 6 anos seus processadores serão 25 vezes mais eficientes, porque dividirão parte da carga de processamento com a placa gráfica.

Um dos desafios para os híbridos é ter bateria para um dia inteiro de uso sem sacrificar as dimensões dos aparelhos, e a economia de energia por parte do processador é um dos principais pontos a serem abordados.

PCs sem fios

Fios no PC

A Intel é uma das principais interessadas em manter o PC vivo, por conta dos seus processadores, então a maioria das inovações parte dela.

Um outro projeto que a empresa está trabalhando é o de PC sem fios. Desde os primórdios, a infinidade de cabos e fios incomoda todo mundo, mas com a tecnologia da Intel, poderemos ver todos os componentes funcionando por conexão remota.

Imagine um monitor que receba imagens de um computador ou notebook, e permanece carregado usando carregamento sem fios. Com isso, qualquer tela ou TV poderia se tornar um terminal para um computador, sem necessidade de cabos HDMI ou VGA pra todo lado.

Carregadores universais para notebooks

Se você perder o carregador do seu smartphone ou tablet, é muito fácil pegar emprestado do amigo ou comprar um cabo USB e plugar no PC.

Mas, se você perder o carregador do notebook, já é mais difícil encontrar um outro carregador que sirva. Normalmente só se for do mesmo modelo ou fabricante.

Mas, felizmente, em breve deveremos ver uma uniformização dos carregadores por meio de um padrão internacional.

Jogos mais suaves

Um dos problemas que muitos gamers enfrentam é a falta de sincronização que ocorre quando a taxa de atualização do monitor é diferente da taxa de renderização da placa de vídeo.

Mas um novo padrão deve colocar fim a isso. É o chamado DisplayPort Adaptive Sync, que deve estar disponível dentro de 12 meses.

Memória RAM DDR4

DDR4

O padrão DDR3 já está no mercado desde 2009, e em breve veremos a nova encarnação das memórias RAM. O DDR4 deve proporcionar velocidades 50% maiores, além de um consumo de energia 35% menor, o que beneficiará tanto PCs de ponta quanto aqueles de baixo desempenho.

A Intel pretende incluir o suporte ao DDR4 já com os processadores da família Core (i3, i5 e i7) em uma versão chamada Extreme Edition, ainda esse ano. O suporte total à tecnologia deve chegar só em 2015 junto com os processadores Skylake.

Memórias colocadas verticalmente

RAM Vertical

A empresa Micron, fabricante de memórias RAM e outros equipamentos para computadores, está testando uma nova tecnologia chamada Hybrid Memory Cubes (Cubos de Memória Híbridos), que posiciona os módulos de memória RAM verticalmente, ao invés do posicionamento atual nas placas mãe.

Segundo a empresa, a conexão resultante dessa mudança proporciona velocidades 15% maiores na taxa de transferência, além de uma economia de 70% de energia em comparação ao que temos hoje com o DDR3.

A tecnologia será implementada em computadores de mesa de alta performance e servidores já no próximo ano, e pode chegar também a notebooks mais na frente.

SATA Express oferecerá SSDs ainda mais rápidos

O SSD já é um salto de desempenho em comparação com os HDs convencionais, e o padrão SATA Express vai aumentar ainda mais a velocidade dos drives sólidos.

A tecnologia utiliza também a PCI Express para transferir mais dados, e aumentará a velocidade de 0.75 para 2 Gb por segundo, sem comprometer o consumo de energia.

O SATA Express deve demorar um pouco para ser implementado, mas algumas placas-mãe devem oferecer o suporte em estágio inicial.

Padrão USB 3.1

USB 3.1

Já ficou tentando adivinhar o lado certo para inserir o cabo USB no PC? Com o novo padrão que está para sair, o USB 3.1, isso vai acabar, porque os conectores funcionarão dos dois lados.

Esse é o chamado USB Tipo C, que é uma resposta ao padrão Lightning da Apple (você pode conectar o cabo no seu iPhone de qualquer lado).

Vai demorar um pouco até a tecnologia estar 100% implementada, e nos depararemos com uma enxurrada de adaptadores USB 3.0 – USB 3.1. Um exemplo disso é que já estamos no USB 3.0 e ainda existem computadores com o USB 1.0.

Fonte: Canaltech
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s