O suporte ao Windows 7 está chegando ao fim

Com o fim do suporte do Windows XP há exatamente três meses, muitos usuários que ainda estão pensando em migrar para o Windows 7 certamente não se lembram que, daqui há 6 meses, o Windows 7 não terá suporte completo da Microsoft.

O Windows 7 foi lançado em 2009 e o Service Pack 1 em 2011, sendo que o suporte gratuito de ambos terminará dia 13 de janeiro de 2015. Até essa data, o usuário continuará recebendo atualizações e correções de segurança, mas algumas atualizações específicas (hotfixes, entre outras) estarão somente disponíveis para empresas, com contrato de suporte estendido até 14 de janeiro de 2020.

Além do Windows 7, à partir do dia 13 de janeiro de 2015, não haverá mais atualizações e correções gratuitas para Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2, Windows Storage Server 2008, Dynamics 2010, NAV 2009 e NAV 2009 R2. Além disso, chegam ao fim definitivo de seu suporte o Windows CE 5.0, o Virtual Server 2005 e o Windows Server 2003.

Nesse caso, a orientação da Microsoft é que os usuários modifiquem automaticamente suas infraestruturas e sigam para as versões mais recentes dos sistemas, de forma a garantir a continuidade da segurança e do apoio da empresa.

Imagem

Hoje, o Windows 7 está em 50% dos computadores de todo o mundo e a transição para as versões mais novas promete ser ainda mais complicada que a vista com o XP. Enquanto a versão 8 do sistema operacional continua sofrendo com um suporte demasiado a dispositivos com tela sensível ao toque e apenas agora começa a agradar mais aos usuários, seu antecessor caiu muito bem no gosto de diversos segmentos, desde os comuns até os gamers, passando pelos empresariais. As informações são do NetMarketShare.

A situação é ainda mais complicada quando se trata das plataformas usadas em servidores, que exigem rotinas avançadas e redundantes de backup, instalação e proteção. Na visão da Microsoft, algumas infraestruturas maiores podem exigir até 200 dias para a mudança, então, a ideia é que as companhias comecem não apenas desde já a pensar, mas também a executar a migração para novos sistemas.

O suporte oficial da Microsoft ao Windows XP foi encerrado em abril de 2014. Desde então, porém, a taxa de adoção do sistema operacional não caiu muito. A Microsoft tem realizado extensos programas de incentivo à migração, focando principalmente nas falhas de segurança e compatibilidade ainda existentes no antigo sistema. Mas, ao que parece, as campanhas têm sido pouco eficazes.

A lista com o ciclo de vida do Windows 7 está aqui e a página geral sobre Ciclo de Vida de Suporte da Microsoft está aqui.

Fontes: Canaltech e CPTurbo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s