Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Recife/PE)

Ainda desconhecida pela população, a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, criada recentemente, já está em operação no Recife. A unidade, localizada na Sede Operacional da Polícia Civil, na rua da Aurora, foi instituída pela Lei n° 15.026, publicada no Diário Oficial do Estado, em junho deste ano. A determinação visa facilitar as investigações de casos praticados na internet. Segundo a ONG SaferNet, 11 estados brasileiros já possuem o espaço de combate ao cibercrime.

A unidade está em funcionamento desde setembro e é comandada pelo delegado Leonardo Gama. Especialista em crimes cibernéticos, ele explica que, até o momento, nenhuma denúncia de compartilhamento indevido de imagens foi notificada. “Ainda é uma delegacia nova. É possível que as pessoas não saibam dela”. Gama informa também que todos os casos cibernéticos registrados em outras delegacias são encaminhadas para a de Repressão.

Sobre a inexistência de casos em que imagens e vídeos são expostos sem o consentimento de ambas as partes, ele enfatiza a exposição. “As pessoas não procuram a delegacia por ficarem envergonhadas, com receio de se expor mais ainda”. Quem não se dirigir à delegacia, deve realizar uma queixa-crime em algum cartório. “As vítimas podem procurar um cartório de notas para elaboração de uma ata notarial relatando o ocorrido”, notifica o advogado e especialista em Direito Constitucional e Administrativo, André Carvalho.

Ele explica que a queixacrime serve como prova pré-constituída para a utilização nas esferas judicial, extrajudicial e administrativa. “Trata-se de uma escritura da qual o tabelião comprova, com fé pública, a ocorrência de um fato presenciado ou verificado por ele, no caso, atestando o conteúdo de sites na internet, de páginas de redes sociais e de mensagens de texto enviadas pelo celular”.

Saiba mais

Estados – Além de Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo possuem unidades da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

Serviço

Denúncia
Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos
Endereço: Rua da Aurora, 487 – Boa Vista
Telefone: 3184-3206

Fonte: Folha de Pernambuco (Caderno de Tecnologia)

Anúncios

9 comentários sobre “Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Recife/PE)

  1. Há como efetuar Boletim de Ocorrência, via internet, para denunciar um crime cibernético?

    Everton.

  2. vocês também atendem a casos de insultos preconceituosos e racistas que são feitos por meio de redes sociais ?

  3. A prática de atos de comunicação por meio eletrônico é a regra do CPC/2015. Tanto o art. 246, V, quanto o art. 270 e parágrafo, estabelecem que as citações e intimações se farão por meio eletrônico, na forma dos arts. 5º e 6º da Lei 11.419/2006.2 de jan de 2017.

  4. Onde posso checar dados de uma pessoa que venho conversando pela internet?
    Estou em dúvida quanto a verdade.

    • sempre tenho este tipo de de ocorrecia de tentativa de quebra de segurança deste endividuos ai

      Categoria: Firewall – Atividades
      Data e hora,Risco,Atividade,Status,Acao recomendada,Categoria
      2017/2/28 上午 08:21:32,Informacoes, Regra detected UDP(17) trafego com (224.0.0.252 Port (5355) ),Detectado,Nenhuma acao necessaria,Firewall – Atividades
      Regra de firewall correspondida: Nome da regra: Processo de Host para Servicos do Windows Acao da regra: detected Gravidade da regra: normal Detalhes do trafego: Protocolo: UDP(17) Direcao: outbound Host local: JGIUG IP local: 000 Servico local: Port (61464) Host remoto: IP remoto: 224.0.0.252 Servico remoto: Port (5355) MAC remoto: — Indice do adaptador: 8 Informacoes do processo: ID do processo: 804 Caminho do processo: C:\Windows
      \System32\svchost.exe

      Categoria: Firewall – Atividades
      Data e hora,Risco,Atividade,Status,Acao recomendada,Categoria
      2017/2/28 上午 08:22:13,Informacoes, Regra detected UDP(17) trafego com (192.168.1.1 Port (53) ),Detectado,Nenhuma acao necessaria,Firewall – Atividades
      Regra de firewall correspondida: Nome da regra: Processo de Host para Servicos do Windows Acao da regra: detected Gravidade da regra: normal Detalhes do trafego: Protocolo: UDP(17) Direcao: outbound Host local: JGIUG IP local: 000 Servico local: Port (64990) Host remoto: IP remoto: 192.168.1.1 Servico remoto: Port (53) MAC remoto: — Indice do adaptador: 8 Informacoes do processo: ID do processo: 804 Caminho do processo: C:\Windows\System32\svchost.exe

      em 10 minutos fora 35 tentativa

  5. Fiz uma postagem no facebook e entre vários comentários uma pessoa que não é de minha lista de relacionamentos me xingou e ameaçou fisicamente. A postagem que fiz relata uma matéria da folha de são paulo e não é ofensiva, mas de cunho politico moderado. Salvei e printei a pagina para qualquer eventualidade. Como posso denunciar esta pessoa que esta me ameaçando?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s