Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Recife/PE)

Ainda desconhecida pela população, a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, criada recentemente, já está em operação no Recife. A unidade, localizada na Sede Operacional da Polícia Civil, na rua da Aurora, foi instituída pela Lei n° 15.026, publicada no Diário Oficial do Estado, em junho deste ano. A determinação visa facilitar as investigações de casos praticados na internet. Segundo a ONG SaferNet, 11 estados brasileiros já possuem o espaço de combate ao cibercrime.

A unidade está em funcionamento desde setembro e é comandada pelo delegado Leonardo Gama. Especialista em crimes cibernéticos, ele explica que, até o momento, nenhuma denúncia de compartilhamento indevido de imagens foi notificada. “Ainda é uma delegacia nova. É possível que as pessoas não saibam dela”. Gama informa também que todos os casos cibernéticos registrados em outras delegacias são encaminhadas para a de Repressão.

Sobre a inexistência de casos em que imagens e vídeos são expostos sem o consentimento de ambas as partes, ele enfatiza a exposição. “As pessoas não procuram a delegacia por ficarem envergonhadas, com receio de se expor mais ainda”. Quem não se dirigir à delegacia, deve realizar uma queixa-crime em algum cartório. “As vítimas podem procurar um cartório de notas para elaboração de uma ata notarial relatando o ocorrido”, notifica o advogado e especialista em Direito Constitucional e Administrativo, André Carvalho.

Ele explica que a queixacrime serve como prova pré-constituída para a utilização nas esferas judicial, extrajudicial e administrativa. “Trata-se de uma escritura da qual o tabelião comprova, com fé pública, a ocorrência de um fato presenciado ou verificado por ele, no caso, atestando o conteúdo de sites na internet, de páginas de redes sociais e de mensagens de texto enviadas pelo celular”.

Saiba mais

Estados – Além de Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo possuem unidades da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

Serviço

Denúncia
Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos
Endereço: Rua da Aurora, 487 – Boa Vista
Telefone: 3184-3206

Fonte: Folha de Pernambuco (Caderno de Tecnologia)

Anúncios

16 comentários sobre “Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Recife/PE)

  1. Há como efetuar Boletim de Ocorrência, via internet, para denunciar um crime cibernético?

    Everton.

  2. vocês também atendem a casos de insultos preconceituosos e racistas que são feitos por meio de redes sociais ?

  3. A prática de atos de comunicação por meio eletrônico é a regra do CPC/2015. Tanto o art. 246, V, quanto o art. 270 e parágrafo, estabelecem que as citações e intimações se farão por meio eletrônico, na forma dos arts. 5º e 6º da Lei 11.419/2006.2 de jan de 2017.

    • Gente so de Caruaru Pernambuco e tô cerdo ameaçada de morte eu e meu filho meu ex tá fazendo um terrorista na minha vida já foi na delegacia da mulher e até agora não resolver nada tô deseperada sei sabe um que fazer ele fazendo Facebook Faso com meu nome ZAP mandado ameaça só pôquer ele mora em Salvador até agora não resolver nada por favor mim ajude não tenho mas quer pedir ajuda tô com um poleti de ocorrência até agora não foi resolvido por favor mim ajude até meu cpf ele tá usado pra candratra chip com meu nome

  4. Onde posso checar dados de uma pessoa que venho conversando pela internet?
    Estou em dúvida quanto a verdade.

    • sempre tenho este tipo de de ocorrecia de tentativa de quebra de segurança deste endividuos ai

      Categoria: Firewall – Atividades
      Data e hora,Risco,Atividade,Status,Acao recomendada,Categoria
      2017/2/28 上午 08:21:32,Informacoes, Regra detected UDP(17) trafego com (224.0.0.252 Port (5355) ),Detectado,Nenhuma acao necessaria,Firewall – Atividades
      Regra de firewall correspondida: Nome da regra: Processo de Host para Servicos do Windows Acao da regra: detected Gravidade da regra: normal Detalhes do trafego: Protocolo: UDP(17) Direcao: outbound Host local: JGIUG IP local: 000 Servico local: Port (61464) Host remoto: IP remoto: 224.0.0.252 Servico remoto: Port (5355) MAC remoto: — Indice do adaptador: 8 Informacoes do processo: ID do processo: 804 Caminho do processo: C:\Windows
      \System32\svchost.exe

      Categoria: Firewall – Atividades
      Data e hora,Risco,Atividade,Status,Acao recomendada,Categoria
      2017/2/28 上午 08:22:13,Informacoes, Regra detected UDP(17) trafego com (192.168.1.1 Port (53) ),Detectado,Nenhuma acao necessaria,Firewall – Atividades
      Regra de firewall correspondida: Nome da regra: Processo de Host para Servicos do Windows Acao da regra: detected Gravidade da regra: normal Detalhes do trafego: Protocolo: UDP(17) Direcao: outbound Host local: JGIUG IP local: 000 Servico local: Port (64990) Host remoto: IP remoto: 192.168.1.1 Servico remoto: Port (53) MAC remoto: — Indice do adaptador: 8 Informacoes do processo: ID do processo: 804 Caminho do processo: C:\Windows\System32\svchost.exe

      em 10 minutos fora 35 tentativa

  5. Fiz uma postagem no facebook e entre vários comentários uma pessoa que não é de minha lista de relacionamentos me xingou e ameaçou fisicamente. A postagem que fiz relata uma matéria da folha de são paulo e não é ofensiva, mas de cunho politico moderado. Salvei e printei a pagina para qualquer eventualidade. Como posso denunciar esta pessoa que esta me ameaçando?

  6. oi eu estou achando que fui vitima de um hacker, e meus amigos também, os amigos que eu mas converso, alguém esta se passando pelos meus amigos e me mandando mensagem, o que eu faço?? E como faz para descobrir quem está envolvido com isso??

  7. Entraram na minha conta excluirão dois amigos meus. Tô achando que é o pai da minha filha, pois sei que o filho dele sabe hackear, pois ele me disse uma vez, e o pai da minha filha não quer que eu me envolva com nenhum homem,ele entra manda mensagem se passando pelos meus amigos, já excluiu meus dois amigos. Não quero viver essa vida de alguém está invadindo minha privacidade e se passando pelos meus amigos, eu já percebi que todo homem que se aproxima de mim para conversar pelo facebook acontece isso. O que fazer? Como pode descobrir se é ele?Tem uma conversa estranha pelo facebook que eu acho que tem uma terceira pessoa envolvida na conversa, um fala uma coisa e outro fala outra coisa diferente, por isso analisei e percebo que tem uma terceira pessoa envolvida na conversa.

  8. Bom dia, percebi que tem um povo grampendo meu celular. Td celular que compro, entra vírus. Meu pc tb é hackeado, o povo usa coisas espirituais, feitiçarias p me atingir. Pois sinto agulhadas quando entro no computador. E no rosto como se alguém quisesse me envelhecer precocemente. A pessoa tem inveja ate do meu manequim. O curso que começo, me atrapalham p eu não terminar, sem falar em empregos que consigo.. Fotos que pegam. O pior que fazem disfarçadamente, umas cobras mascaradas que estão tentando me derrubar. Como devo agir?

  9. Depois ficam inventando que sou racista. Claro, esses blacks nao deixam de perturbar. Quanto mais as amarelas das pererecas cocando. Tudo querendo mandar na minha vida sentimental, escolhas…Querendo impor filosofias erradas de vida. E com inveja . Viu meu vestido de noiva. E nao aceita q eu me case. Querendo me forçar a ficar com um e outro. Ate a tv de casa eles invadem. O telefone residencial é grampeado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s